Esqueci minha senha
Webmail
 
 

Notícias

08/01/2018 - ANS estimula utilização consciente de planos de saúde

Segundo a agência, o uso correto do plano deve ser uma preocupação de todos os integrantes do sistema de saúde suplementar

As faltas às consultas agendadas, sem aviso prévio, são um dos grandes problemas dos consultórios médicos e odontológicos nos dias de hoje. Apesar de não ser capaz de minimizar esses impactos, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estimula o uso consciente do plano e afirma que essa deve ser uma preocupação de todos os integrantes do sistema de saúde suplementar, envolvendo beneficiários, operadoras de planos, prestadores de serviços e a própria agência reguladora.

Para isso, a ANS destaca a necessidade da incorporação criteriosa de tecnologias baseadas em evidências clínicas, com protocolos de implantação e avaliação de custo/efetividade; o combate ao desperdício e às fraudes; a mudança do modelo assistencial e de remuneração de prestadores em busca da qualificação e melhor resultado assistencial, ao invés de focar no número de procedimentos realizados, e a redução do custo setorial e da imprevisibilidade.

Na avaliação da agência, uma das formas de buscar esse estímulo é por meio de programas de indução à qualidade. Nesse sentido, a ANS realiza o Projeto Sua Saúde, lançado em 2017, que busca fomentar a participação proativa dos pacientes em relação à tomada de decisão pertinente à sua saúde.

Outra forma é através do estabelecimento de Mecanismos Financeiros de Regulação, que, segundo a agência, são institutos utilizados amplamente e apontados como indutores do uso consciente dos planos de saúde pelos beneficiários, que passam a arcar com parte dos custos de sua utilização e, em contrapartida, pagam valores menores de mensalidade, se comparados a produtos análogos sem coparticipação ou franquia previstos.

A ANS também produz cartilhas e outras publicações com orientações aos consumidores para sanar dúvidas sobre planos de saúde. As publicações estão disponíveis para o público no espaço virtual Biblioteca ANS pelo endereço www.ans.gov.br/biblioteca/index.html. Outra vertente adotada pela agência reguladora são as campanhas publicitárias informativas, produzidas anualmente pela ANS. (JM Online)


« Anterior   Próxima »
Voltar